SETENTA E CINCO ANOS NO MAR
Autor C.M.G. José Agostinho de Sousa Mendes
Comissão Cultural da Marinha – 6º volume – 1991
Ano de 1968
Entre 7 de Janeiro e 1 de Maio, largou 66 vezes para o mar, regressando sempre ao porto da Beira.
Em 3 de Maio, largou transportando material pesado dos faróis destinado a Porto Amélia, onde chegou a 7 de Maio, depois de ter escalado Nacala.
Entre 15 e 29 de Maio, tomou parte na operação “Novari”, tendo a Unidade de Desembarque utilizado 4 botes “Zebro” e um escaler de bordo.
Executou também uma patrulha ofensiva na área da praia Calugo, a fim de perturbar a organização inimiga nessa área.
Entre 1 e 17 de Junho, largou 17 vezes para o mar, tendo entrado em Mucojo, foz do rio Messalo, Mocímboa da Praia, cabo Iancumbi, Ibo, Nacala, cabo Mepandagi, Tambusi, rochas Sili-Sili, Palma, Mocímboa da Praia, Porto Amélia, sendo alguns destes portos por várias vezes.
Em 18 de Junho, saiu para o mar com a missão de destruir as gamboas assinaladas na praia do Calujo e perturbar a organização político-administrativa IN na área.
Em 22 de Junho, regressou a Porto Amélia, depois de ter fundeado ao largo do cabo Mepandagi e rochas Sili-Sili.
Entre 25 e 29 de Junho, tomou parte na operação “Lingada” e efectuou o transporte de pessoal entre Porto Amélia e Mocímboa da Praia.
Em 4 de Julho, largou para o mar com a missão de efectuar uma patrulha armada na área compreendida entre os cabos Mepandagi e Iancumbi, até 10 Km para Oeste da entrada de Mocímboa da Praia para Marere, a fim de perturbar a organização político-administrativa IN.
Seguidamente participou na operação “Helena”, que terminou a 7 de Julho, tendo regressado a Porto Amélia.
Em 18 de Julho, entrou em Lourenço Marques, depois de ter escalado Ibo e Beira.
Em 22 de Julho, largou para Durban, a fim de efectuar fabricos, tendo atracado neste porto, no dia seguinte, ao cais nº 1 da firma Maydon Warf.
Entre 25 de Julho e 7 de Agosto, manteve-se em doca seca, por não estar livre a doca flutuante.
Em 16 de Agosto, largou para Lourenço Marques, onde atracou no dia seguinte ao cais do Gorjão.
Em 21 de Agosto, voltou para a Beira, continuando na mesma misssão que iniciara em princípios do ano.
Aqui se manteve até 19 do mês seguinte.
Em 20 de Setembro, largou para Lourenço Marques, onde chegou a 22, tendo dado início a novas reparações que foram executadas primeiro pela firma “Barens Slipbuilding and Engineering Corporation Ltd.” Com início em 23 de Setembro e, seguidamente, pelo estaleiro da “Unida”(União Industrial Lda.).
Em 20 de Outubro, após concluídas as reparações, seguiu para a Beira, onde fundeou a 23.
Manteve-se neste porto até 27 do mês de Novembro, tendo dado continuidade à missão que anteriormente lhe fora atribuída.
Em 27 de Novembro, largou para Lourenço Marques, onde chegou a 29, tendo atracado ao cais do Gorjão.
Em 14 de Dezembro, voltou novamente a Durban, tendo chegado a 16 e atracado ao cais da Salisbury Island, a fim de efectuar fabricos nas máquinas e na artilharia.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
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