domingo, 28 de junho de 2009

HOJE NAVEGO EU - Durban - I

Carlton Hotel - O Inicio
Foi numa Sexta-feira em que tudo começou, não tenho preciso na minha memória, mas julgo ter sido da segunda vez que aportámos a Durban.
Há muito que se escondera o sol, quando recolheu a bordo um nosso colega bastante mal tratado, tinha estado no famoso Carlton Hotel, um bar (tipo Cais do Sodré) que funcionava no rés-do-chão do hotel, em que todos os fins-de-semana se organizava bailaricos para as gentes dos arredores ali se divertirem e não só.
Nós marujos de água salgada, também rumava-mos aquelas paragens para confraternizar com as moçoilas lá do sítio, sim elas também se sentiam satisfeitas e orgulhosas por nos consolarem e apagar as nossas tristezas de borla.
Nesse dia o nosso camarada tinha resolvido aparecer só por aquelas bandas, coisa que todos sabíamos que era perigoso, porque além das ditas moçoilas também por lá compareciam os ditos "xulos" e não éramos bem vistos aos olhos daquelas gentes.
Por ciúmes ou por o negócio não lhes estar a correr pelo melhor, devido à nossa permanência por algum tempo na cidade, resolveram dar um correctivo no nosso camarada e assim aconteceu, o moço recolheu à enfermaria do navio para tratamentos.
Como não podia deixar de ser, começou a circular em voz baixa o que era preciso fazer, por certo qualquer coisa, tinhamos que limpar a nossa imagem.
Com a cumplicidade dos sargentos e ensinamentos dos cabos, pessoas peritas na matéria e seguindo os seus ensinamentos, passamos à preparação das operações nesse sábado de manhã.
Primeiro, fazer umas mãozinhas de cabo de aço com uma porca na ponta, pois já sabiamos que os "xulos" andavam de armas brancas e de fogo.
Segundo, uma pequena equipa trajaria à civil, ficaria à porta, a controlar as operações de entrada e para quando a festa começasse não deixaria sair nem entrar mais ninguém, a outra equipe entraria na sala fardada e procuraria sentar-se às mesas de modo a ficar com as costas voltadas para a parede.
Assim foi, colocado os cabos de aço dentro dos bonés, percorremos a cidade em grupos até chegar as horas da abertura do salão de baile.

Sem comentários: