segunda-feira, 8 de junho de 2009

N.R.P. Pacheco Pereira - F337 Moçambique - 1969

SETENTA E CINCO ANOS NO MAR
Autor C.M.G. José Agostinho de Sousa Mendes
Comissão Cultural da Marinha – 6º volume – 1991

Ano de 1969
Em 4 de Março, largou com destino à Beira, onde fundeou a 6 de Março, tendo identificado ao largo deste porto o destroyer inglês “Diana”.
Entre 10 e 21 de Março, visitou Nacala e Ibo, tendo dado entrada em Porto Amélia a 21 de Março.
Em 22 de Março, ao largo deste porto, tomou parte na operação “Ovos”, juntamente com a Lancha Fiscalização “Antares”, após o que foi fundear nas proximidades do cabo Mepandagi. Nesta operação foram utilizados botes de borracha em desembarques efectuados pela Unidade de Desembarque do navio.
Em 26 de Abril, nas proximidades da ponta Ulu, o pessoal de bordo visitou o aldeamento de Marere, a fim de contactar a população e orientar as milícias na organização da defesa.
Entre 30 de Abril e 2 de Junho, largou 19 vezes para o mar, tendo dado entrada em Medjumbe, Ibo, Porto Amélia, Nacala, Mepandagi, Tambusi, Palma e Mocímboa da Praia.
Em 5 de Junho, efectuou exercícios de tiro contra a costa, tendo como alvo a língua de areia a Oeste da Ilha de Medjumbe.
Em 8 de Junho, ao largo do porto da Beira identificou os navios de guerra ingleses “Tidesquing”, “Juno” e “Dainty”.
Em 29 de Junho, entre o Ingomaíno e Bazaruto, interceptou 7 arrastões espanhóis, que navegavam de Sul para Norte, encontrando-se a pescar a cerca de 12 milhas da costa.
Em 1 de Julho, regressou a Lourenço Marques.
Em 30 de Julho, seguiu para Durban, onde atracou no dia seguinte, a fim de limpar o fundo e efectuar fabricos ligeiros. Esteve atracado ao cais nº 1 de Maydon Wharf, tendo transferido o combustível em Island View.
Em 13 de Agosto, regressou a Lourenço Marques, atracando a 14 ao cais do Gorjão.
Em 29 de Agosto, desembarcou 2 pelotões com estandarte para tomarem parte nas honras militares e desfile, aquando da cerimónia da deposição de flores na estátua de Vasco da Gama. No momento da cerimónia o navio deu uma salva de 21 tiros.
Em 2 de Setembro, transportou o Destacamento de Fuzileiros Especiais 4 de Porto Amélia para Mocímboa da Praia, tendo posteriormente comboiado a Lancha de Fiscalização Grande “Cimitarra” deste porto para o anterior, onde entraram a 5 de Outubro.
Em 13 de Setembro, fez escolta ao navio de transporte de tropas “Niassa” à entrada e saída de Porto Amélia.
Em 17 de Setembro, detectou a norte de Ibo o rebocador jugoslavo “Uunak”, que rebocava 3 barcaças.
Em 23 de Setembro, pesquisou a costa com 6 botes “Zebro III”, dividindo-se para o efeito em dois grupos. O primeiro percorreu a zona entre Bandaze e a foz do rio Marere e o segundo desde Bandaze até um ponto ao largo da costa, definido nas instruções, no que foi apoiado por uma secção do Destacamento de Fuzileiros Especiais 6.
Entre 1 e 31 de Outubro, largou para o mar 18 vezes, tendo dado entrada em Nacala, Porto Amélia, Ibo, Tambusi, Niuni, Mocímboa da Praia, Palma, ponta Ulu, Messangi e Beira..
Em 13 de Novembro, fazendo base neste último porto, o navio teve comunicações por rádio com um avião PV2, que informou encontrar-se em busca de um bote com náufragos. O avião, em comunicação posterior, disse estar a sobrevoar o bote. A fragata, após ter seguido para o local, recolheu 3 náufragos, que foram desembarcados à entrada do porto da Beira.
Em 18 de Novembro, regressou a Lourenço Marques, onde entrou no dia seguinte.
Em 21 de Novembro, tendo-lhe sido dada por finda a comissão, regressou à Metrópole, com escalas por Luanda e Porto Grande de S. Vicente.Em 19 de Dezembro, chegou a Lisboa, tendo fundeado no Quadro Navios de Guerra e seguido depois, no mesmo dia, para um dos duques d’Alba da Base Naval de Lisboa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para uma próxima confraternização, gostaria de contar com toda a guarnição (Oficiais, Sargentos e Marinheiros). Contactos através do 964128944 - ex-Mar.L 860/66 Artur Braz Almeida